Histórico

Histórico
Com o intuito de favorecer a ampliação das reflexões e práxis sobre o turismo, esse importante e complexo fenômeno de relevantes repercussões nas esferas social, econômica, ecológica, política e cultural, portanto, eminentemente espacial, foi criado o Encontro Nacional de Turismo com Base Local (ENTBL). O referido encontro se caracteriza como um dos mais relevantes eventos acadêmicos, cuja temática é o turismo, do Brasil e da América do Sul.
O primeiro ENTBL foi organizado sob a iniciativa e coordenação da Professora Adyr Balastreri Rodrigues. O evento foi realizado em maio de 1997, no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).
Importa considerar que o ENTBL surge de reflexões em torno do turismo e do território, da prática turística e suas correlações com a cultura entre pesquisadores profundamente ligados com essas temáticas. Por isso, esse evento tem, ao longo dos anos, agregado olhares oriundos da Geografia, das Ciências Sociais, da História e várias outros saberes que, ao problematizar, dentre outros temas, os vínculos entre o turismo, a cultura e o espaço geográfico, tem contribuído para a construção de um turismo mais comprometido com as culturas locais e mais justo. Esse turismo está pautado em lógicas mais inclusivas, participativas e democráticas vigentes em diversas comunidades associadas ao turismo pelo país.
A segunda edição do ENTBL aconteceu em Fortaleza-CE, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Repetindo o sucesso do primeiro evento, realizado na cidade de São Paulo, O II ENTBL recebeu centenas de inscritos.
A terceira edição do ENTBL aconteceu em Manaus-AM, organizada pelo Departamento de Geografia da Universidade do Amazonas (UAM), em 1999. Ao passo que o IV ENTBL foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Turismo (NEMATUR), realizado no Instituto Superior Luterano de Educação de Santa Catarina (IELUSC). A referida edição teve o seguinte tema: Redescobrindo a Ecologia no Turismo.
Após o evento se deslocar pelo Sudeste, pelo Nordeste e pelo Norte do país, o V ENTBL ocorreu em Brasília-DF e foi organizado pelo Departamento de Geografia (GEA-UnB) e pelo Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB). O tema foi Turismo e Políticas Públicas. Um ano depois, ainda na região Centro-Oeste, foi realizado o VI ENTBL, organizado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande-MS.
O VII ENTBL foi realizado em Ilhéus-BA e foi organizado pelo Programa de Mestrado em Turismo e Cultura, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no ano de 2003. Em 2004, o VIII ENTBL foi organizado pelo Centro Universitário Positivo e pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná. E é nessa edição que foi criada uma Comissão Nacional do ENTBL, cujas atribuições dos membros estavam vinculadas com a contribuição do crescimento acadêmico do evento.
No ano seguinte, o IX ENTBL, realizado em Recife-PE foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e pelo Núcleo de Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É importante destacar que, a partir daquele momento, o evento passou a ser um evento Qualis Nacional, deixando de ser anual para se tornar bianual, decisão esta que teve como objetivo ampliar ainda mais a qualidade dos trabalhos apresentados.
O X ENTBL ocorreu em 2007, na cidade de João Pessoa-PB, organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O XI ENTBL foi realizado em Niterói, organizado em conjunto pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Turismo (ENTRETERE) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Já o XII ENTBL foi realizado na cidade de São Paulo e foi organizado pela Sociedade Brasileira de Ecoturismo, contando com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O evento contou com aproximadamente 400 participantes, entre pesquisadores, indivíduos vinculados às comunidades ligadas ao turismo, sobretudo de base comunitária, e estudantes.
Em 2014 o XIII ENTBL teve como tema central Economia e Criatividade: arranjos e práticas sociais do Turismo. O evento foi organizado pelo Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e aconteceu em Juiz de Fora – MG.

O XIX ENTBL foi realizado em Manaus-AM, sob a organização da Universidade
 do Estado do Amazonas - UEA no período de 21 a 23 de novembro de 2016.

Segue a cronologia do evento:

REALIZAÇÃO (ANO)
REALIZADO (CIDADE)
UF
I
1997
São Paulo
SP
II
1998
Fortaleza
CE
III
1999
Manaus
AM
IV
2000
Joinville
SC
V
2001
Brasília
DF
VI
2002
Campo Grande
MS
VII
2003
Ilhéus
BA
VIII
2004
Curitiba
PR
IX
2005
Recife
PE
X
2007
João Pessoa
PB
XI
2010
Niterói
RJ
XII
2012
São Paulo
SP
XIII
2014
Juiz de Fora
MG
XIV
2016
Manaus
AM

0 comentários:

Postar um comentário