Eixos temáticos

EIXO 1: Turismo, Ciência e Educação
Turismo e produção científica: paradigmas científicos, métodos e metodologias possíveis. Dialógica e dialética dos sujeitos, agentes e objetos do fenômeno socioespacial do turismo. O paradigma da complexidade como opção para a reflexão sobre o turismo atual. Campos disciplinares de estudo do turismo: inter e/ou transdisciplinaridade? Saber-fazer X saber-saber: o ensino do turismo nos cursos técnicos, tecnológicos e nas universidades.

EIXO 2: Turismo, Patrimônio e Identidades
Este eixo propõe discutir a relação do turismo com o patrimônio cultural sob a perspectiva da imaterialidade e materialidade da cultura e do gerenciamento do universo simbólico da sociedade. Propõe também a reflexão sobre a problemática do agenciamento turístico como suporte para a multiplicidade de processos identitários de base local.

EIXO 3: Planejamento, Políticas Públicas e Gestão da Cadeia Produtiva do Turismo.
Este eixo temático propõe uma reflexão a respeito do planejamento e da gestão do turismo a partir das políticas públicas e dos planos de desenvolvimento turístico, assim como suas repercussões nas localidades que vivenciam o processo de turistificação. Busca-se ainda, analisar a dinâmica das inter-relações entre os atores, as metodologias de planejamento participativo, como se estabelece a cadeia produtiva do turismo, conflitos e dinâmicas dos mercados.

EIXO 4: Meio ambiente, Sustentabilidade e Turismo de Experiência
Esse eixo pretende discutir sobre as políticas e práticas relacionadas o turismo de baixo impacto na natureza e sobre a dinamização da economia de regiões que presentem recursos naturais com elevado potencial procurando, paralelamente, promover a conservação do meio ambiente. Pretende ainda discutir como surgem experiências criativas, o que motiva, como manter-se e a inserção das comunidades ou grupos locais no planejamento e na gestão.


EIXO 5: Empreendedorismo, inovação e gestão criativa de negócios de Turismo
O turismo é uma das principais fontes de receita para diversas localidades ao redor do mundo, tendo impacto direto na economia de alguns destinos. Estima-se que, até 2021, o setor apresente crescimento anual de aproximadamente 5.1%. Tal cenário aponta não somente para as grandes oportunidades de negócios que surgirão nos próximos anos, mas também para os desafios que empreendedores e gestores deverão enfrentar para se adequar às mudanças recentes no mercado. Com base nisso, este eixo temático se propõe a discutir aspectos particulares dos negócios no setor turístico, em âmbito local, a partir de abordagens contemporâneas da gestão empresarial.

EIXO 6: Turismo e inclusão social
Propõe-se o debate voltado à compreensão do papel do turismo na recuperação psicofísica e ascensão sociocultural e econômica dos indivíduos, na promoção da igualdade de oportunidades, da eqüidade, da solidariedade e do exercício de cidadania; da inserção de pessoas, grupos e regiões que por motivos variados podem ser considerados excluídos da fruição do turismo. Para isso sugerimos a seguinte abrangência temática: Turismo e inclusão social; deficiência e acessibilidade; grupos sociais de interesse turístico; histórico do turismo social; turismo e estratificação social; segmentos populares em situação de vulnerabilidade; pequenos e microempreendedores do turismo; efeitos multiplicadores do turismo; políticas públicas de turismo e inclusão; Turismo: trabalho formal e informal.

EIXO 7: Turismo com base local em áreas protegidas e comunidades tradicionais
Este eixo temático propõe uma reflexão a respeito do planejamento e da gestão do turismo em áreas protegidas que tem objetivos específicos à cumprir. Busca-se analisar a dinâmica das inter-relações, da governança na gestão entre os atores – gestores, populações tradicionais.

EIXO 8: Experiências Turísticas com Base Local
Neste eixo busca-se discutir/relatar experiências marcantes em turismo, nos espaços rural e urbano, refletindo-se os aspectos particulares e relevantes de cada experiência para o desenvolvimento do turismo de base local.

EIXO 9: Turismo e espaço urbano
Pressupõe-se o turismo como atividade que, mesmo quando não realizada em ambiente citadino, é essencialmente "urbanizadora" face à natureza das relações sociais travadas e mesmo considerando a infraestrutura de suporte da prática turística. O eixo convida a refletir sobre os processos e conteúdos da urbanização fomentados pelo turismo e seu diálogo com a base local, envolvendo temas como: o capital imobiliário e a especificidade da segregação socioespacial em cidades turísticas; city marketing e representações do urbano; morfologia e as novas centralidades na cidade; os espaços públicos, a cidadania e as políticas urbanas relacionadas ao turismo; paisagens, lugares e territórios da urbanização turística.

EIXO 10: Turismo e espaço rural

O desenvolvimento de atividades turísticas tem se expandido por áreas rurais criando "novas" formas de ocupação associado ao processo do crescimento das cidades e por demandas da população por espaços mais tranquilos e contato com a natureza. Destarte, o objetivo deste eixo temático é o de analisar o turismo rural e, como ele vem desempenhando papel no processo de transformação desse espaço, com novas re-significações, além de conhecer as características das abordagens da produção familiar e suas estratégias de sobrevivência, sejam através de empregos agrícolas ou não-agrícolas, processos fundamentais para o desenvolvimento do turismo com base local.

0 comentários:

Postar um comentário